quinta-feira, 21 de junho de 2012

[Caminhos de Portugal] - Nazaré

Boa Tarde meus caros tertulianos e minhas queridas tertulianas.
Hoje trago-vos uma rubrica nova, e vou ficar a espera do vosso feedback. Pelo nome já devem ter percebido sobre o que é: Caminhos de Portugal. Vou assim, falar-vos de diversos locais do nosso país que já visitei ou que gostaria de visitar, porque temos um País Lindo:) Nunca fui para fora, mas adoro viajar cá dentro, e vocês?

Hoje, falo-vos da Nazaré.
Todos os anos, enquanto o meu pai era vivo, um dia por ano passavamos na Nazaré. Ele tinha passado a sua infancia e adolescencia lá, e adorava esta zona do país. E conseguiu transmitir-me esse gosto. Infelizmente não vou lá desde que o meu pai nos deixou, mas é um dos meus destinos de eleição:) Conhecem?






O concelho da Nazaré localiza-se no distrito de Leiria, junto ao Atlântico, em plena região estremenha.
A pesca foi sempre a principal actividade dos Nazarenos e as tripulações dos bacalhoeiros para a Terra Nova eram constituídas por pescadores da Nazaré. No entanto, nos nossos dias, a industrialização da pesca, a construção do Porto de Abrigo inaugurado em 1983, e a crise do sector contribuíram para a perda da importância da pesca artesanal obrigando muitos pescadores e respectivas famílias a enveredar por outras profissões. Assim, nas últimas décadas, tem-se assistido à terciarização do tecido económico local, muito por força do incremento do turismo e da prestação de serviços associada.
Contudo, o sector primário, e nomeadamente a agricultura, continua a ter um papel relevante nas freguesias de Famalicão e de Valado dos Frades, onde existem importantes explorações agrícolas, ligadas principalmente à hortofruticultura.
 
A Lenda da Nossa Senhora da Nazaré: 

 Uma curiosa Lenda atribui o topónimo Nazaré a uma imagem da Virgem oriunda de Nazareth, na Palestina, que um monge grego teria trazido até ao Mosteiro de Cauliniana, perto de Mérida, no século IV. No século VIII teria chegado ao Mosteiro o fugitivo Rei D. Rodrigo, último rei visigodo da Península Ibérica, depois da sua derrota, frente aos Mouros, em Guadalete. Aí teria encontrado Frei Romano que o acompanhou na sua fuga, trazendo com ele a imagem da Virgem e uma caixa com as relíquias de S. Brás e de S. Bartolomeu. Antes de morrer, Frei Romano teria escondido a imagem numa lapa, no Sítio, onde ficou guardada durante quatro séculos, sendo então descoberta por pastores, que a passaram a venerar.
D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, tinha por hábito caçar nesta região. Conta a lenda que também ele descobriu a imagem e a venerou. Algum tempo passado, uma manhã de nevoeiro, a 14 de Setembro de 1182, perseguia D. Fuas um belo veado quando o viu desaparecer no precipício. Alarmado pelo perigo, D. Fuas pediu auxilio à Virgem e logo o cavalo estacou salvando a vida ao cavaleiro. Em acção de graças, mandou D. Fuas Roupinho construir a Ermida da Memória.
Venerada desde então, a imagem teria dado origem ao nome do lugar – Sítio de Nossa Senhora de Nazareth.

Sitio da Nazaré :
Este é um dos locais mais bonitos do municipio, a meu ver claro. 
Na origem do povoamento do promontório do Sítio estão as condições naturais e o sentimento religioso, advindo do milagre de Nossa Senhora da Nazaré.
Devido ao difícil acesso, o Sítio apenas se começou a desenvolver em meados do século XVII, crescendo bastante ao longo do século seguinte. A instalação de um elevador mecânico, para ligação entre o Sítio e a Praia, em 1889, veio dar um novo incremento populacional ao lugar, já então muito visitado por romeiros e peregrinos.
O interesse histórico-religioso e uma beleza natural incomparável constituem os grandes atractivos do Sítio da Nazaré.
O Miradouro do Suberco, a 110 metros de altitude, abre-se a um dos mais belos panoramas marítimos de Portugal.
 
O longo promontório que guarda e protege a Praia tem no seu extremo o Forte de S. Miguel Arcanjo. A 80 metros de altitude é o miradouro privilegiado sobre o mar e a Pedra do Guilhim, rochedo batido pelas vagas mesmo em frente. Este é um excelente local para a pesca desportiva, onde os mais aventureiros desafiam o mar que salpica de espuma as falésias, convidando à meditação. Da barbacã do Forte, para Sul, a vista alcança horizontes longínquos e a vila ganha uma nova dimensão; para norte, descobre-se o vasto areal da Praia do Norte. Bela e desconhecida, rodeada de dunas e pinhais, protegida a sul pelo promontório, que na sua base esconde uma pequena gruta natural – o Forno d´Orca. A Praia do Norte é um espaço preservado e ecológico, dedicado pela natureza ao Turismo de Evasão, à pesca desportiva, ao surf e aos passeios a pé ou de bicicleta. Poupada da intervenção humana, a Praia do Norte permite o reencontro da natureza com o mar e a aventura solitária do descanso merecido.

A Praia da Nazaré:
A Praia da Nazaré é de ocupação humana relativamente recente. As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré datam de 1643, no entanto, só no início de oitocentos a população se começou a fixar no areal.
A zona actualmente ocupada pelo casario, era, à época, ocupada por dunas litorais que seriam recortadas, a montante, pela foz do rio Alcoa, que ia desaguar muito a norte da actual (a sul do Porto de Pesca), tendo as várias alterações do leito do rio contribuído para a diversificação da geologia local.
Os pescadores locais habitavam, sobretudo, nas partes altas – Sítio e Pederneira – dado que os constantes ataques dos piratas argelinos e holandeses tornavam o areal pouco seguro. Só no séc. XIX, posteriormente às invasões francesas, é que se reuniram condições de segurança necessárias à fixação dos pescadores junto à praia.
A Nazaré começou a ser conhecida e procurada, como praia de banhos, em meados do século XIX. A sua beleza natural e tipicismo desde sempre atraíram os visitantes. A pesca, a transformação do pescado e a sua venda, foram ao longo de quase todo o século XX, as principais actividades da população. A dureza e perigosidade da vida do mar levaram muitos pescadores a procurarem uma vida melhor noutras paragens. A construção do Porto de Pesca e Recreio, no início da década de oitenta, veio alterar e melhorar a vida dos pescadores, iniciando uma nova fase no quotidiano da vila.

Na década de 60, o Turismo descobriu o encanto desta vila e a Nazaré começou a ser conhecida internacionalmente. Visitada anualmente por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, a Nazaré é hoje uma vila moderna e sempre animada. Percorrer as suas ruas estreitas e perpendiculares ao mar, é descobrir um modo de vida peculiar e autêntico, onde as surpresas espreitam a cada esquina.
Beleza, memórias, charme e tradições fazem da Nazaré a mais inesquecível das praias portuguesas.
 


A ligação da praia e do Sítio faz-se através do Ascensor da Nazaré, mais conhecido pelas gentes da Nazaré como Elevador. Este meio de transporte que permite a ligação de duas localidades é visitado anualmente por milhares de pessoas, as quais aproveitam para ver a magnífica vista panorâmica da praia da Nazaré.
Por outro lado, no outro extremo da praia, encontra-se a Pederneira. Inicialmente denominada por Serro Petronero, ou seja, Golfo da Pederneira. A Pederneira foi durante muitos anos, entre os sécs. XII e XIV, um porto de mar, onde existiu um dos estaleiros mais activos do reino de Portugal.
 

Em plena Vila encontra-se o Largo bastião Fernandes que mostra o Pelourinho, o edificio dos paços de Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias. Junto ao Mirandouro da Pederneira encontra-se a Ingreja da Misericórdia.
Na Nazaré pode sempre passear à frente do mar, ao longo paredão. À noite encontra bons bares, discotecas e no Verão vários espectáculos de rua.

Para aqueles que apreciam peixe e marisco, a Nazaré é quase um paraíso gastronómico: peixe fresquíssimo cozinhado de diferentes maneiras, desde a Caldeirada à Nazarena (com diferentes variedades de peixe) às sardinhas, cherne e robalo grelhados e aos deliciosos lavagantes, lagosta e santola.  

Este é um dos sitios que mais gosto, do nosso País. É lindo como natureza, é rico culturalmente e é único com as suas tradições ainda existentes como as vestes das nazarenas, ou o aluguer de quartos á porta das casas:)

Foi recentemente referido nas noticias por ter sido lá, mais precisamente na praia do Norte, que o surfista Garrett McNamara surfou a maior onda do Mundo (30 metros).
 


E vocês conhecem?
 

5 comentários:

  1. Eu conheço! Desde há cerca de 10 anos que vou para lá de férias no Verão! Gosto muito do ambiente lá, parece que estou noutra dimensão!
    E eu nem sou muito fã de praia, mas gosto de simplesmente estar lá!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. catarina, gostava tanto de poder ir de ferias para lá. Gosto imenso, da praia, do sitio, da vila:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma das praias que fica mais perto de mim, apesar de ser cerca de 1h de carro, então mesmo quando há possibilidades de ficar lá (como aconteceu enquanto andei na faculdade) ia lá um dia ou outro! Sempre dava para matar saudades!!

      Eliminar
  3. Olá :) Sim, a Nazaré é muito bonita! Já la passei momentos muito felizes que nunca esquecerei. A praia é muito boa e tem muito para passear e visitar.
    Sílvia Soares
    http://prokemedeu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Lindo sítio para viver ou para férias (para quem pode):)

    ResponderEliminar