sábado, 19 de maio de 2012

[Personalidades] - John "Jock" Hume

Comecei ontem a ler o livro "E a banda continuou a tocar" de Christopher Ward, pelo que decidi hoje falar-vos sobre o avô do autor: John Hume, mais conhecido como Jock. 


John Law Hume, conhecido como “Jock” foi um violinista escocês, que pertenceu à banda do Titanic na sua grande viagem. Morreu no fatídico dia do “Navio da morte”.

Nasceu a 9 de Agosto de 1890 em Dumfries, na Escócia, e viveu lá com os seus pais. Tocou em 5 outros paquetes antes de ser convidado a tocar no Titanic, devido á sua boa reputação como violinista.
Subiu a bordo do Titanic na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, tinha 21 anos, sendo o segundo mais novo da banda. As suas cabines eram quartos de segunda classe.

Depois do Titanic embater no iceberg e começar a afundar, Hume e os seus colegas da banda posicionaram-se na zona da primeira classe, de modo a tocar para manter os passageiros calmos. Mais tarde, quando as mulheres e crianças comeaçram a ser colocadas em botes de salvamentos, a banda posicionou-se no convés, onde continuaram a tocar. Muitos dos sobreviventes dizem que Hume e a banda continuaram a tocar até ao fim. Um passageiro da segunda classe disse “Foram feitas muitas coisas bravas nessa noite, mas nada foi tão bravo do que o feito pelos homens a tocarem, minuto após minuto, com o navio a afundar-se devagar. A música que eles tocaram serviu como o seu requiem imortal e deu-lhes o direito de serem reconhecidos pela sua fama.”.

Quando Hume morreu, a sua noiva estava grávida. O seu neto escreveu “E a banda continuou a tocar”, publicado pela Civilização Editora em Abril deste ano.
O corpo de Jock foi recuperado pelo CS Mackay-Bennet, um barco de reparação de cabos, que estava registado em Londres na altura. Foi entrerrado no Cemitério Fairview Lawn em Halifax, Canadá, na quarta-feira, 8 de Maio de 1912.

Foi construído um memorial por John Law Hume e Thomas Mullin no Dock Park em Dumfries. Nele lesse:
“ Em memória de Joh  Law Hume, um membro da banda e Thomas Mullin, segurança, naturais desta cidade que perderam as suas vidas(…) no Titanic, que se afundou no Atlântico médio no dia 14 de Abril de 1912.”

1 comentário:

  1. Um livro com uma história trágica por detrás.

    beijinhos


    SUNRISE - Autora do blog THE NEW BLACK IS

    [http://newblackis.blogspot.pt/]
    [https://www.facebook.com/TheNewBlackIs]

    ResponderEliminar