quarta-feira, 16 de maio de 2012

[Opiniões Tertulianas] - "A Morte nas Dunas" de Jim Crace



"A Morte nas Dunas é uma obra poderosa e absolutamente cativante, iluminada por uma imaginação vigorosa e fecunda." (Miss Gyan)








Este livro chegou-me às mãos através duma troca de livros, tendo-o escolhido apenas pelo apelo do título pois de Jim Crace nada tinha lido nem mesmo ouvido falar.
Abençoada troca pois inesperadamente recebo um livro surpreendente sobre um tema que a todos nós interessa, a morte... e o que fica depois dela.

O autor relata-nos a vida e morte de Celice e Joseph, dois zoólogos que após 30 anos de casamento voltam às dunas onde um dia fizeram amor pela primeira vez e são aí assassinados.
Mas não se limita a isso... fala-nos de culpa, de remorso, de amor, da condição humana.

O livro inicia-se precisamente com a morte dos protagonistas e a partir daí desenvolve a história de ambos através de idas e vindas do passado ao presente.
É um livro poderoso sobre a morte e o que resta para além dela. Desengane-se quem pensa ao ler isto, que se trata de um livro escrito por alguém que acredita na vida para além da morte! Não, Jim Crace é aliás um ateu convicto que não acredita que exista outra vida depois desta.
Mas deixa-nos aqui uma perspectiva muito cativante sobre o que resta para além da morte de alguém, que é a memória do que essa pessoa viveu, realizou e as histórias que perduram na memória de quem com ele se relacionou.

Jim Crace é basicamente um contador de histórias e por isso usa a imaginação para escrever este livro, não havendo da sua parte uma preocupação em seguir conceitos científicos acerca do processo de decomposição dos cadáveres como se pode encontrar na maioria dos escritores de policiais ou thrillers. Inicialmente achei difícil seguir essa linha mas alheando-me do espírito científico que habitualmente me conduz, entrei com facilidade na forma de escrita de Jim Crace. É portanto um livro para o qual temos de ter mente aberta para então o absorver e apreciar.

Para concluir, diria que foi uma surpresa enorme este livro! Tendo partido do pressuposto ao ler o título que se tratava duma história policial, acabei por ter o prazer de ler uma obra muito interessante e de características únicas.
Não sendo um livro admirável, é no entanto um livro que aconselho vivamente.

Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário