terça-feira, 1 de maio de 2012

[Opinião] - "A Vingança do Lobo" de Vitor Frazão






"Nova Iorque tem sido apelidada de Capital do Mundo. Justificadamente, uma vez que nela existe uma pequena dose de todo o planeta.Gente de todas as raças, religiões, nacionalidades e preferências politicas afluem a ela como moscas aos estrume."








Admito que não costumo ler muita fantasia e que nunca tinha lido nada deste género que fosse português.
Dentro da linha do fantástico apenas li as sagas Twilight e Caçadores de Sombras e os 2 primeiros livros de Alyson Noel.

Ao contrário destas sagas, que se baseiam muito no romance existente entre as personagens principais, sejam elas vampiros, humanos, lobisomens ou qualquer outra espécie, este livro não. Este foca o oculto, é um livro envolto em aventura e acção.
Claro que também refere o amor, mas sinceramente de um modo diferente. Não é apenas o amor pelo outro sexo, a paixão, os abracinhos e os amaços. Neste lemos, por vezes nas entrelinhas, o amor sofrido, o amor fraterno, o amor pela espécie e pelos valores. E isso é um dos pontos que aponto como fortes nesta leitura. Transporta-nos a um mundo não apenas de amor e dor mas também de competitividade, de sobrevivência, de mentiras e intrigas, de raiva e de ódio.

A escrita do autor é fluída e descontraída. O modo como descreve cada acção, cada momento, transfere-nos vivamente para aquele mundo. Assim, remete-me a falar das personagens, que tanto imaginei na minha cabeça.
É claro que há personagens principais e que nos apercebemos perfeitamente quem são e qual o fio condutor do enredo. No entanto, todos têm uma relevância significativa e acabam por se cruzar em algum momento da história.
As descrições fazem bastante bem o seu papel, pois conseguimos imaginar na perfeição, quase como se estivéssemos a ver cada traço da personagem.
Neste ponto apenas gostei menos do Windigo, por não ver qual a sua relação com toda a restante historia. Talvez num próximo livro faça sentido.

O que não me agradou neste livro foi o modo como os capítulos se dividem pois faziam-me perder o fio á meada. Talvez só percebam o que estou a escrever lendo o livro. No entanto, os capítulos são intercalados por personagens e acções e por vezes confundiam-me e eu acabava por ter que ler 2 ou 3 páginas para me voltar a encontrar no enredo.

Em suma, gostei bastante do género, foi uma surpresa bastante agradável e aconselho a sua leitura, especialmente a quem esteja habituada a fantasias estilo Twilight. Este livro mostra-nos algo mais.

Avaliação Geral: 4 (Bom)

1 comentário:

  1. Está na minha estante para futura leitura e revisão!

    Parabéns pelo excelente artigo de revisão!

    ResponderEliminar