domingo, 6 de maio de 2012

[À Lareira Com] - F.Rodrigues, A Minha Mãe

Boa tarde e Bom Domingo.
Já deram um grande beijo hoje ás vossas mães? eu já. E melhor que isso, aproveitei e tive uma "conversa à lareira" com ela:)

Pois é, o À Lareira com não podia deixar de aparecer num domingo. Mas hoje decidi tirar o dia e conversar com a minha mãe.


À Lareira com... F.Rodrigues, a minha mãe=D


O que é Ser mãe?
Ser mãe é dar a vida a um ser que amamos mais que tudo no mundo, com um amor que é a expressão mais forte deste deste mesmo sentimento.

Qual a sensação de ser mãe, aquando o nascimento do primeiro filho?
Aquando do nascimento do primeiro filho, experimentamos várias sensações: alegria, felicidade, mas ao mesmo tempo inquietação, receio de não sermos capazes de cuidar bem dele, que algo lhe aconteça, medo que até o ar o leve.

Tiveste duas filhas. Emocionalmente sente-se o mesmo que no primeiro?
Emocionalmente foi igual no primeiro e no segundo filho, embora no primeiro, como é obvio, aja mais preocupação porque tudo é novidade para nós, não sabemos como tudo se irá passar.

O que é mais gratificante em ser mãe?
O mais gratificante em sermos mães é sentirmos o amor dos nossos filhos por nós, como o nosso por eles.

E mais difícil?
O mais difícil em ser mãe é, por vezes em certas fases do crescimento dos filhos, como na adolescência, nem sempre conseguirmos chegar até eles. Parece que estamos de costas voltadas, que não falamos a mesma linguagem. São situações naturais e que passam, mas enquanto elas duram fazem doer muito.

Tens duas meninas. Em que achas que seria diferente um menino?
Tenho duas meninas, gosto muito de meninas e não sei, como é obvio, como seria ter um menino. Mas penso que as raparigas, regra geral, são mais chegadas às mães que os rapazes, quando chegam à idade adulta. Eles vão mais “atrás das saias” e por vezes isso faz com que se afastem das próprias mães.

É verdade que “Filhos criados trabalhos dobrados”?
Filhos criados trabalhos dobrados significa que, muitas vezes, embora já adultos, os filhos enfrentam situações mais difíceis de resolver do que quando eram pequenos. Isso “obriga-nos” a ir em seu auxilio e, por vezes, com maiores dificuldades em ajudar.

Não sendo ainda avó, achas que ser avó é realmente ser “mãe duas vezes”?
Embora não seja avó penso que, sê-lo, por vezes, é como ser de novo mãe, ao ajudar a criar os netos, sim.

 Para terminar, o que significam para ti as tuas filhas?:D
As minhas filhas são o maior amor da minha vida. São a minha razão de querer viver. Sem elas e sem o meu outro grande amor, que já partiu, não sei onde iria arranjar foras para seguir com a minha vida. Dou graças a Deus por vos ter e todos os dias Lhe agradeço esta bênção que um dia me concedeu: ser mãe.

Obrigada Mãe♥

5 comentários:

  1. Muito bonita esta conversa de mãe(entrevistada)/filha(entrevistadora.
    Feliz Dia da Mãe :)
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à mãe!
    Parabéns à filha!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns às duas. Belíssima entrevista, gostei muito! Um beijinho para a Margarida, para a mana e claro, para a mãe :))

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela entrevista entre mãe e filha!
    Algo pouco usual, mas tão simples e natural que até me pergunto porque não realizar assim uma entrevista à minha mãe? Podem-se descobrir coisas de que não fazíamos ideia ou sobre as quais nunca tínhamos pensado.

    queriadeti.blogspot.pt

    ResponderEliminar