sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Internacional dos Museus


Hoje é o Dia Internacional dos Museus.

Nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste período: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
- A Noite dos Museus, iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França desde 2005, decorrerá este ano no dia 15 de Maio, sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. As actividades culturais e festivas gratuitas sugeridas pelos museus e palácios participantes, deverão ter início desde o final da tarde até cerca da meia-noite.

- O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas ao tema “Museus e Harmonia Social”.
Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos…, exigindo a criação constante de “pontes” e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração / coesão / harmonia social.

As actividades da Noite e do Dia Internacional dos Museus previstas para os espaços museológicos da Portuguesa de Museus (RPM), onde se incluem os museus e palácios do Instituto dos Museu e da Conservação (IMC), serão brevemente divulgadas no site do Instituto. 
 
Eu gosto muito de visitar museus. E vocês?

Sem comentários:

Enviar um comentário