terça-feira, 15 de maio de 2012

[Cantinho da Semana] - Os Livros Nossos

Bom dia e Boa Terça Feira.
Hoje trago-vos mais um cantinho que sigo: Os Livros Nossos.


Os Livros Nossos é o blogue da Isabel, uma colega da faculdade, coincidência engraçada. Conta, no entanto com alguns colaboradores.

O Blogue nasceu a 2 de Março do presente ano, sendo muito recente. É uma aventura pessoal que conta não apenas com os colaboradores que ja referi, mas também com algumas parcerias.
Com o intuito de divulgar a leitura, promover actividades editoriais, "valores da cultura, arte e amizade". servem de ponto entre leitores e livreiros.

   "Temos também como propósito motivar as gerações mais jovens para a leitura e divulgar tanto as novas edições, como recuperar perante o público a lembrança de obras mais antigas que se encontrem mais esquecidas, mas que integram por direito próprio a memória literária colectiva."
 
Esta era uma ideia que já existia à algum tempo, um ano talvez, pelo que durante esse tempo esteve a ganhar força e pernas para andar para frente, como que a amadurecer. 
 
"vai sendo construído a pouco e pouco, todos os dias cresce mais um pouco, e eu vou crescendo também! Penso que a ideia começou a germinar quando, ao nível profissional, me deparei com a dificuldade promover hábitos de leitura junto dos mais novos ( tendo encontrado esta situação no meu centro de estudos)."
 
 
 
 O titulo surge de dar vida à ideia de tornar algo que sempre acompanhou a Isabel, numa iniciativa de divulgação.   
 
"Nota-se junto de muitos jovens uma resistência à leitura que penso que urge resolver, existem muitos autores que já se mostram esquecidos pelo grande público, ou que cairam mesmo no esquecimento, que serão relembrados no blogue, no fundo a ideia base foi os tornar os meus livros em livros nossos (um pouco de cada um dos leitores e amigos que nos seguem diariamente no blogue e no facebook), e ajudar a divulgar a nossa memória literária colectiva."
 
Para ela o mais gratificante tem sido a descoberta de um mundo novo, de amigos de livros, de bloggers da mesma area, de novos valores de literatura, do apoio imprescindível das editoras.  
 
"Gratificante é também poder voltar a tocar numa das minhas áreas de eleição, recordando um pouco o trabalho que fiz no jornalismo regional"
 
Em suma, é gratificante conhecer novos amigos, partir à descoberta de novos autores e poder dar a conhecer obras que nada ficam a dever às de autores conceituados internacionalmente que contam com poderosos instrumentos de marketing, sem prejuízo da qualidade que se possa reconhecer também a muitos destes escritores. 
 
"É bom saber que se escreve, e bem, em Portugal. Confesso que foi também para mim uma agradável surpresa descobrir este facto."
 
Já conhecem este espaço? Não?
Como não podia deixar de ser, aqui fica o selinho de oferta ao nosso cantinho da semana.
 
 
 
Obrigada Livros Nossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário