quinta-feira, 5 de abril de 2012

[Opinião] - "Governo Sombra" de Casimiro Teixeira

"A razão porque gostamos de pensar tão bem dos outros é o medo que sentimos de nós próprios. A base do optimismo é o puro terror."


"O trabalho de um homem, é mais do que uma fonte de rendimento, ás vezes é também aquilo que o define."


"Para onde quer que olhasse via rostos bonitos, rostos estranhos. cheios de vida uns, desalentados a maioria. Mãos que gesticulavam, dedos que apontavam, lampejos de sorrisos que reparou velarem uma tristeza e solidão profundas, ocultas no frenesim daquelas caras. Nova Iorque é uma extensa montra de emoções humanas, um catálogo de raças e condições sociais que labutam em quotidianos variados. É preciso carregar no botão, parar o tempo, e observá-los a todos com minúcia."


Este livro foi-me gentilmente enviado pelo autor, Casimiro Teixeira, a quem agradeço desde já e dou os parabéns pelo trabalho.

Admito que á uns meses, participei em alguns passatempos para ver se o ganhava, sem saber muito bem porquê chamou-me a atenção.Peguei nele dia 29 de Março e, como tem sido costume, acabei-o numa semana (e não é um livro muito pequenino). O enredo cativou-me até á ultima página.

Admito, nunca me interessei por politica, percebo pouco ou nada do assunto, mas tenho algumas ideias sobre o mesmo (as quais não serão, de momento, aqui discutidas). Este livro fez-me pensar e repensar um pouco sobre o nosso país, e sobre o resto do mundo, politicamente falando. Como devem saber se já leram a sinopse, este é um livro sobre conspirações politicas. A grande base, a crise que se sente em Portugal. É fascinante a leitura de tais conspirações, ver a trama crescer e começar, ao longo de páginas e páginas, devagarinho, a construir-se e a fazer sentido na nossa cabeça. Afinal, de onde apareceu esta crise? Afinal, quem são os culpados? O que se procura, o que se quer, qual o grande objectivo dos "senhores" politicos, tanto de Portugal como do mundo?

Dinheiro, é o que move o mundo, é o que move as pessoas, é o que move...Os Alquimistas. Adorei toda a conspiração, o desvendar dos segredos, as breves comparações (em algumas situações) com a PIDE e com a maçonaria.

A história roda á volta de 2 homens que não se conhecem, que por sua vez vão conhecendo outras pessoas. É incrível perceber como se vão cruzando as diversas vidas neste livro, passando por diversas cidades do mundo.

E claro, nunca esquecendo um pouco o romance (sou viciada em romances). Este livro, não sendo um romance, tem um pouquinho do mesmo. Faz-nos, ao longo do livro, imaginar a relação entre Henrique Lobo e Mariana Guerra.

No entanto, o que considero ainda melhor, é a forma como o autor terminou o seu livro. A forma como tudo acaba. Tudo fica a fazer sentido na nossa cabeça. (Não me alongo mais porque acabaria por fazer spoiler e não quero isso. Leiam-no e percebam o que quero dizer.)

Avaliação Geral: 4 (BOM)

1 comentário:

  1. Olá Margarida, gostei tanto desta tua pequena resenha, que, se não te importares, até vou usar parte da mesma, na próxima apresentação do livro, em Aveiro, pode ser?

    um beijinho e obrigado.

    ResponderEliminar