domingo, 15 de abril de 2012

[À Lareira Com] - Carla M. Soares, autora do livro "Alma Rebelde"

Bom dia e Bom Domingo. Cá estamos nós para mais um À Lareira Com. A convidada de hoje é Carla M. Soares,  que publicou muito recentemente o seu primeiro livro, "Almas Rebeldes".


À Lareira Com...Carla M.Soares, autora do livro "Alma Rebelde".


Fale-nos um pouco sobre si
Nasci em Angola mas sou terrivelmente europeia, dobrei há pouco a esquina dos 40 e não dei por nada, a não ser uma certa dor nas costas quando estou muito tempo de saltos. Sou mãe de dois jovens quase, quase na adolescência, professora de muitos e muitos outros. Tenho formação em Literatura, mas sou estudante de doutoramento em História da Arte.  Acredito piamente que tudo se faz... com paciência, organização mental e a convicção de que há sempre amanhã.

Como slogan do blogue tem “O meu vicio são as palavras”. Como e quando surgiu esse vicio?
Nas minhas fotografias mais antigas, com um, dois anos, tenho livros debaixo do braço. Isso quer dizer alguma coisa...

Começou por escrever num blogue. Como e porquê surgiu essa ideia?
Comecei? Não! Já escrevia muito antes do blogue, que é recente. O blogue pareceu-me uma experiência engraçada mas, no início, não tinha nem forma, nem objetivo. Mais tarde, descobri que era interessante partilhar opiniões sobre livros, filmes, etc. Já o título foi fácil, apareceu assim e nunca pensei noutro.

Publicou, dia 11 de Abril, o seu livro Alma Rebelde. Como surgiu a oportunidade de o escrever e publicar?
Vou tentar resumir: há muito tempo que escrevo e guardo, como faz tanta gente. Houve amigos e conhecidos que fizeram uma espécie de beta-readng dos diferentes originais, me deram opiniões muito positivas e me ‘empurraram’ no sentido de os enviar às editoras.  O curioso é que o Alma Rebelde foi o primeiro livro do género que escrevi e o único que, na altura, enviei à Porto Editora, uma vez que os restantes eram de fantasia e não entravam na sua linha de edição. Gostaram deste... que mais poderia desejar?

Em que se inspirou para o escrever?
Cartas, mensagens... Comecei a pensar no facto de já ninguém escrever cartas, apesar de, até certa altura, essa ter sido a única forma de comunicar à distância. A história, que não é sobre cartas, nasceu a partir da escrita de uma carta...
  
O que nos pode dizer sobre o livro, de modo a aguçar-nos, ainda mais, a curiosidade?
O que eu gostava de passar esta batata a uma das minhas beta-readers!! Okay, o que posso dizer que não estrague a leitura? Que inclui cartas? Que a nossa Joana faz uns quantos quilómetros, de carruagem e não só, em direção ao seu futuro? Que o Santiago, segundo me dizem, é uma força da natureza?
 
O que sente em relação a este grande passo na escrita?
Orgulho, muito receio, embaraço. Imaginem que vos davam um passe especialíssimo, com autorização para vestir um bikini particularmente revelador e ir para a praia que todas as modelos frequentam... 

Como blogger que escreve sobre livros que lê, sente algum nervosos miudinho sobre o que será escrito sobre o seu livro?
Miudinho? Graúdo! Nos blogues, na crítica, tudo!! Isso passa, alguma vez?

Tem em mente mais algum projecto para um livrinho, no futuro?
Sim, claro. Estou sempre a escrever e submeti outro original à editora, bastante diferente deste. Estou à espera da decisão. Mais tarde, se as coisas correrem bem, talvez tente enviar os de fantasia a outras editoras que publiquem o género. 

Para além da escrita, tem outros hobbies?
Com tanto trabalho, o doutoramento, a escrita (e reescrita), e duas crianças, o tempo é pouco. Vejo filmes e séries, leio muito... Tenho o blogue... conta?

Gosta de ler?
Ooops, acho que respondi a isto na pergunta anterior. Leio todos os dias, não saio sem um livro na mala, e uma pilha deles se vou para férias. Comprar livros é o único luxo que realmente não dispenso.

Diga-nos alguns dos seus autores preferidos.
Dá-me a mais horrivel das brancas quando me fazem esta pergunta...  Vou fazer batota e regressar à minha formação para dizer Eça de Queiroz, Shakespeare, Walt Whitman... Mas não tenho escritores de sempre, nem sequer tenho um género favorito.  Algumas leituras são verdadeiros guilty pleasures!

Indique-nos um dos seus livros preferidos, de sempre.
O problema de uma pergunta destas é que me apetece listar dois terços dos livros que li ao longo da vida, os fantásticos, os bons e os que dão prazer!! Quando vir isto escrito se calhar vou achar que perdi o juizo... mas vou dizer Hamlet, maravilhoso, e Brave New World, pelo conceito, que me fascina e me mexe com os nervos. 
  
O que gostava de dizer aos nossos leitores, que são também leitores do seu blogue e que gostam tanto de ler como nós?
Que continuem a ler, porque ler é o melhor remédio para quase tudo, e a ter opiniões independentes!

Obrigada,Carla soares

1 comentário: