segunda-feira, 2 de abril de 2012

[Divulgação] - Novas Reedições Assírio e Alvim


Ficções do Interlúdio, de Fernando Pessoa


Este livro reúne todos os poemas em português que Pessoa foi publicando ao longo da sua vida, dispersos por jornais e revistas tão marcantes como Orpheu ou Presença. Nele se encontram muitas obras-primas, que constituem a primeira face da vastíssima obra que deixou inédita. A edição é de Fernando Cabral Martins.




 Os Papéis de K., de Manuel António Pina

Sobre Os Papéis de K. disse Manuel António Pina, em entrevista ao Jornal de Letras: «Trata-se, fundamentalmente, acho eu, de um texto sobre a memória, isto é, sobre tudo. E sobre o tempo. […] Tinha a história na cabeça há quase 20 anos, desde uma viagem ao Japão, e em especial a Nagasaki, em 1984, durante a qual comecei a interessar-me pelo xintô (o xintô, o kami-no-michi, ou a via dos deuses, é o pano de fundo do livro). Mas não sabia como pegar-lhe. Até que, recentemente, a escrevi quase de um fôlego, em duas ou três noites. Depois reescrevi-a várias vezes. A versão agora publicada é, salvo erro, a 18ª. Sei-o porque, como guardava as versões num CD não regravável, tinha que as ir numerando para o CD as aceitar. É, de facto, a primeira obra de ficção que publico (e, se calhar, a última, embora tenha para aí alguns contos). Mas julgo que não está substancialmente muito longe da poesia que tenho escrito...»

Lunário, de Al Berto 

Em Lunário seguimos Beno a par e passo, escutando-lhe as narrativas, as paixões efémeras, a vida boémia, as noites de amor e de diálogos secretos. «Naqueles anos, todos eles se tinham movido sem saberem muito bem se acordariam na manhã seguinte. Viviam numa febre constante, numa vertigem, num excesso permanente. Era preciso viver depressa e morrer, de preferência, ainda jovem. Nenhum deles alimentava projectos ou ambicionava fosse o que fosse. Era-lhes indiferente estar vivo ou morto. Mantinham-se nesse lugar mal iluminado e sem saída: a vida. […] Restava- -lhes a amizade e a cumplicidade de alguma paixão para resistirem ao caos devorador da cidade, e à moleza quase beata da ‘geração’ a que se recusavam pertencer», escreve Al Berto. 

O Anjo Mudo, Al Berto 
  
Aqui se reúnem quase todos os textos que Al Berto publicou em revistas, catálogos de exposições de pintura e de fotografia, e ainda alguns inéditos — assim como uma boa parte dos textos que foram lidos em público e coligidos, pela primeira vez, em O Anjo Mudo. «Sento-me à mesa de trabalho. Inclino a cabeça para a memória dos livros que li e amei. Com um gesto de ave pouso a mão sobre o papel. E no interior da sombra da mão, começo a escrever: era uma vez…» 



 Crescer Vazio, Pedro Strecht

Existe um aumento crescente de crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência e maus tratos. Não foram desejadas, não sabem quem são, de onde vêm, porque sofrem assim: não nasceram iguais em direitos. Cresceram em famílias desagregadas, caóticas ou rigidificadas em funcionamentos patológicos, que tê grande dificuldade em se organizarem como um meio facilitador do desenvolvimento emocional. Sem intervenção terapêutica multidisciplinar, estas crianças e adolescentes veem-se reduzidas a não ser de ninguém, vivendo os primeiros anos de vida num círculo miserável de separações, perdas e abandonos. Perante as suas fragilidades, muitos podem desistir rapidamente de viver, psíquica ou fisicamente, optando por condutas marginais, violentas e de consumo de drogas. Crescer Vazio é um livro que aborda estes aspectos, e que aqui se apresenta numa edição revista e aumentada. 

Interiores, Pedro Strecht 
  
Este livro é uma reflexão sobre o que hoje em dia sabemos do desenvolvimento psíquico infantil e juvenil, normal e patológico. Organiza- -se a partir de experiências, pequenos relatos práticos e alguns conceitos teóricos que os explicam. Baseia-se numa visão dinâmica, tendo em conta o mundo interior das crianças e adolescentes desde o nascimento até à idade atual, nas múltiplas ligações com o meio, começando pelos pais e família, alargandose aos amigos, escola e sociedade. Já que um dos maiores desafios futuros é o de criar uma cultura de compreensão da vida emocional dos mais novos, este livro destina-se a pais e adultos que procuram uma leitura sobre as origens e resolução de algumas situações do crescimento psicológico dos seus filhos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário