segunda-feira, 5 de março de 2012

[Receitas da Marina] - Pescada com Espinafres no Forno.

Bom dia. Boa segunda feira. Hoje é dia de Receitas da Marina e para hoje trago-vos uma receita que eu própria já experimentei e adorei: Pescada com Espinafres no Forno. Eu não sou nada amante de pescada, e espinafres então, nem vê-los. Mas este prato maravilhou-me.



Ingredientes (5 pessoas):

 - 750g de postas de pescada


 - 750g de batatas cortadas em cubinhos
 - 1 molho de espinafres
 - 2 colheres de sopa de azeite
 - 2 dentes de alho picados
 - 60g de margarina
 - 1 cebola picada
 - 60g de farinha de trigo sem fermento
 - 400 ml de leite
 - Sumo de limão q.b.
 - Sal q.b.
 - Pimenta q.b.
 - Noz-moscada q.b.
 - 90g de queijo emmental ralado


Preparação:
 - Numa panela com água a ferver, tempere com sal. Adicione as postas de pescada e deixe cozer durante 10 minutos. Depois do peixe cozido, retire com uma escumadeira e deixe arrefecer. Reserve 400 ml de água de cozer o peixe.
 - Numa panela com água, tempere com sal. Adicione as batatas e deixe cozer durante 10 minutos. Depois das batatas cozidas, retire-as e escorra-as. Limpe o peixe de peles e de espinhas e desfie-o.
 - Num tacho leve ao lume o azeite e os alhos. Mexa e deixe aquecer um pouco. Junte os espinafres. Tempere com sal e deixe saltear até que a água seque.
 - Num tacho, leve ao lume a margarina e a cebola. Mexa e deixe refogar. Ao refogado adicione a farinha e mexa. Aos poucos e sem parar de mexer, junte a água de cozer o peixe e o leite. Tempere com noz-moscada, pimenta e sal caso seja necessário. Adicione umas gotas de limão. Mexa e logo que comece a ferver, apague o lume.
 - Num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com azeite, espalhe no fundo as batatas, os espinafres e a pescada. Regue tudo com o molho. Por fim, polvilhe com o queijo.
 - Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe gratinar aproximadamente 20 minutos. Depois de gratinado, está pronto a servir.

E vocês vão experimentar?
Mais receitas em : em-marinada.blogspot.com

1 comentário: