quinta-feira, 1 de março de 2012

[Opinião] - "Para a minha irmã" de Jodi Picoult







" Quando nos preocupamos mais com o facto de uma pessoa sobreviver do que connosco próprios...É isso que é o amor?"








Depois de ter lido "No seu mundo", da mesma autora, as minhas expectativas em relação a este livro eram bastante elevadas. Mas posso dizer que Não me desiludiu...antes pelo contrário.
Atrevo-me a dizer que este foi um dos livros mais marcantes que li na minha, curta (mas de muitas leituras) vida. Dizer que adorei o livro é dizer pouco. A melhor maneira de explicar o quanto me fascinou esta leitura é dizer-vos que, assim que acabei de o ler, apeteceu-me voltar a abri-lo e lê-lo todo outra vez.

Bem, se são como eu, choronas, aconselho desde logo a esgotarem o stock de lenços de papel do supermercado mais próximo. Sim, fartei-me de chorar. Mas considero isso algo fantástico. Significa que a autora conseguiu, através da escrita, tocar no mais profundo de mim, despertar em mim a que considero ser das emoções mais fortes do ser humano, a compaixão - para mim, despertar emoções através da escrita, isso sim é arte.

Neste livro, como a maioria já deve saber (basta ler a sinopse), a história gira á volta das duas personagens principais, Anna e Kate. Elas são irmãs, mas estão mais unidas uma à outra do que qualquer um de nós pode imaginar: Anna foi concebida com a finalidade de salvar a irmã, que sofre de leucemia.  No entanto, aos treze anos, Anna começa a questionar a sua vida.

A história destas irmãs faz-nos ir ao mais profundo de nós. faz-nos pensar com o coração e com a cabeça. Faz-nos pôr em causa a nossa moral, o que ético o que é correcto.

E se fosse eu? E se fosse a minha irmã? 

Quem tem irmãos sente este livro de uma maneira extraordinária, pelo menos isso aconteceu comigo. Ao longo do livro consegui sentir um misto de ódio, por parecer que aqueles pais só se importavam com uma das filhas, e de amor, pela relação que aquelas irmãs têm.

E o melhor do livro? Para mim o final. Pelas emoções que nos faz sentir, pelo que nos faz perguntar dentro da nossa mente. Por tudo

Recomendo vivamente a sua leitura. Um dia, sei, que o vou ler novamente. 

Avaliação Geral: 6 (Excelente)

5 comentários:

  1. A tua opinião condiz em tudo com a minha. E muito bem escrita, clara, directa, gostei e do livro também! Aconselho-te também a ler Dezanove Minutos... É fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ler esse também então. Agora da autora tenho é "tudo por amor" em lista de espera:)

    ResponderEliminar
  3. ainda não comecei a ler o "No seu mundo" e nunca tinha reparado neste; deve ser óptimo!

    ResponderEliminar
  4. Não li, mas vi o filme e foi através deste que fiquei com curiosidade em ler os romances da autora;)

    ResponderEliminar
  5. Acabei ontem de ler, e fiquei 'chocada' com o final, porque já tinha visto o filme, e não tem nada a ver! Mas por um lado fiquei contente por me ter surpreendido:)

    ResponderEliminar