quinta-feira, 29 de março de 2012

[Opinião] - "Os Factos da Vida" de Graham Joyce



"Como é que era possível, interrogavam-se elas, que os espíritos pudessem achar a sua casa acolhedora num dia e pouco hospitaleira no dia seguinte?"



"Aquilo tinha as suas virtudes e os seus vícios. Nenhuma experiência social é isenta de dificuldades, por isso mesmo é que é uma experiência." 




  

Acabei este livro hoje de manhã. Depois de várias pessoas me terem dito bem deste livro, fiquei com curiosidade e decidi pegar nele. E ainda bem que o fiz porque revelou-se uma leitura bastante agradável.

Este livro começa com a chegada de uma criança ao seio da família Vine. Essa criança vai alterar, de certo modo, toda a dinâmica da família, pelo que vão todos "girar" à volta deste pequeno. Outro tema dominante no livro é a guerra, pois fala-se bastante no livro do momento em que os aviões Alemães, a mando de Hitler, bombardearam a cidade de Conventry, onde se passa todo o enredo.

Dois momentos que me deslumbraram, em especial, durante a leitura, foi a descrição do blitz de Coventry, da noite do bombardeamento, na qual Cassie passou a noite a ajudar e onde percebemos como Cassie é especial e como ela veio a enggravidar. Outro momento é a altura em que compreendemos efectivamente quem é o "Homem-por-detras-do-vidro".

A família Vine é uma família completamente peculiar: cada membro é diferente do outro, sendo peculiar em alguma característica. e é precisamente isso que nos mantém agarrados até á ultima página. As historias de cada membro da familia, as loucuras de Cassie, mas o grande amor que enche o coração da filha mais nova de Martha Vine e até mesmo as sessões espiritas das irmãs gemeas, nos fazem entrar num mundo no qual, com certeza, não quereriamos viver, mas do qual não conseguimos "sair".

Quando cheguei à ultima página, quis que a historia continuasse. Quis continuar de modo a poder saber como Frank, a criança que liga toda a família, evoluía, ainda mais. Saber qual o destino de todas as outras personagens: Una e Tom e a sua quinta, Aida e Gordon com a sua "profissão" de embalsamar e tratar os corpos dos mortos, Beatie e Bernard e todas as pilitiquices, as gémeas solteironas Ina e Evelyn, Olive e William e a sua relação de altos e baixos e claro, Cassie e Frank. 

Para terminar, e por mais absurdo que pareça, tive que ouvir a música "«Moonlight Serenade». Seria impossível, depois da importância que esta teve no enredo, se não a ouvisse.

Citando Isabel Allende, "É uma saga épica acerca da familia, do amor, e da magia."
Aconselho a sua leitura.

Avaliação Geral: 4 (BOM)

Sem comentários:

Enviar um comentário