quinta-feira, 15 de março de 2012

[Opinião] - " África Minha" de Karen Blixen



"Só muito raramente me foi dado encontrar criatura tão selvagem, um ser humano tão isolado do mundo e, através de uma espécie de firme resignação extrema, completamente fechado a toda a vida que o rodeava. "


"Não havia qualquer espécie de contacto com o mundo à sua volta por os contactos que conhecera haverem sido excessivamente crueis. A sua fortaleza de alma em face da dor era a de um velho guerreiro. Uma coisa nunca podia ser tão má que o surpreendesse, e ele estava, por atitude e filosofia, preparado para o pior."




Bem, este não é, de todo, o meu estilo de livro. Não por não ser interessante, nada disso. Mas sim porque é um livro extremamente descritivo, ou não fosse exactamente esse o conteúdo do mesmo.

Este livro é a descrição que a autora faz dos tempos que viveu em África. Descreve tudo o que a rodeia, desde as paisagens aos povos e ás pessoas que com ela lidaram ou com ela se cruzaram.

Mesmo, não sendo o meu género de livro, e tendo tido alguma dificuldade, inicialmente, em levar a leitura avante, tenho que afirmar que é um belíssimo livro: uma riqueza extraordinária.  Afirmo isto devido à beleza da escrita da autora. Esta nunca se torna monótona, mesmo tendo quase nenhuns diálogos. As descrições que nos faz daquelas terras fazem-nos partir para África na nossa imaginação. E que belas paisagens, que belos locais. Durante toda a leitura, que foi mais rápida do que eu esperava, quase me senti na pele da autora, a viver aqueles momentos, a conhecer aqueles indígenas tão diferentes de nós, a sua cultura, as suas tradições.

Tenho a dizer, e não querendo fazer spoiler não me vou alongar muito, que um dos capitulos que mais gostei foi o 2º: uma criança nativa. Neste, a autora descreve uma das crianças que vivem na sua fazenda e como ela conseguiu começar a comunicar com ela. É absolutamente fascinante perceber os medos e os receios daquela criança e depois ver como acaba por se tornar alguém bastante importante para a autora, para a fazenda e, um pouco até, para aquele povo.

Para quem gosta de livros descritivos, com uma escrita extremamente rica, aconselho.

Avaliação geral: 4 (Bom)

Sem comentários:

Enviar um comentário