quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

[Opinião] - "De mãos dadas com a perfeição" de Sofia Bragança Bulchhoz

Sinopse




" Fizera-me desafiar as leis da gravidade, levantar voo, perder a noção da realidade(...)"


" Olhei o meu escritório e vi que um caos ordenado.Sabia exactamente onde estava cada peça, cada livro, cada texto, cada lápis(...) Era este o meu mundo, que me fazia esquecer que existiam outros(...)"


" Não há no mundo nada mais relaxante do que umas mãos hábeis e experientes a massajarem-nos o couro cabeludo, e uma data de futilidades a acariciarem-nos o cérebro."





"Um ser estranho, um cheiro estranho, um corpo estranho contra o meu...E eu a pedir mais, a querer mais, a querer entrar, a deixar entrar, a fundir-me..."

Foi exactamente o que aconteceu comigo ao ler este livro, como se diz primeiro estranha-se depois entranha-se. Ao inicio foi estranho, no entanto, o enredo foi-me envolvendo e só queria ler mais e mais.

Habituada a romances estrangeiros, onde os protagonistas são Aslhey's, Sarah's, Bryan's , Kevin's ou qualquer outro nome americano/inglês, foi estranho ler um romance onde os protagonistas têm nomes que nos transportam para a nossa realidade.
Foi um estranho bom. Fez-me rever a minha adolescência. Não pela historia em si, mas pelo português, por não ser uma tradução mas sim um produto nacional, como as minhas leituras na juventude.

Um romance fugaz e ousado, que descreve o caminho que Mariana, arquitecta, e João, cardiologista, seguiram na descoberta do seu amor e da sua intimidade. E que rápido foi esse caminho.

Um amor que nos faz pensar nos nossos valores e nos nossos principios.

Poderá o amor, quando escondido e socialmente incorrecto, ser avassalador e alterar o nosso futuro? poderá singrar?

Será que o amor por um amante pode conviver diariamente com o amor pela família? E com o próprio orgulho?

Com uma escrita simples e directa Sofia Bragança Bulchhoz faz-nos pensar, ao longo de todo o livro, como queremos que este termine. Faz-nos querer ter um "João" enquanto nos coloca no papel de uma "Mariana" apaixonada e entregue a um amor que, apesar de reciproco, pode não vir a ter futuro. Faz-nos pensar no certo, no correcto socialmente enquanto nos delicia com um amor arrebatador e ousado, e, ao mesmo tempo, carinhoso e romântico.

Conseguimos, ao longo do enredo, criar na nossa mente uma imagem nítida dos protagonistas. Tenho pena que todos os outros personagens sejam tão pouco descritos, por vezes gosto de me perder nas tramas secundárias e como isso favorece toda a imaginação da restante história. Esta história foca-se, ao longo de todo o livro, na relação entre Mariana e João, tornando, por vezes, as descrições dos seus encontros quase esperados, como um "deja vu" do que lemos anteriormente.

No geral, uma boa surpresa. Uma leitura simples e descontraida. Recomendo a sua leitura, especialmente aos adeptos dos romances.

Um produto nacional, para leitores exigentes:)

Avaliação Geral: 4 (bom)

3 comentários:

  1. Olá!
    Óptima review. Se puderes diz-me uma coisa: por acaso neste livro existe algum cão com um nome alemão, não da sua raça mas mesmo o nome dele? É que tenho a impressão que li o livro mas queria confirmar através deste pormenor (eu sei, não me lembro, que vergonha!).
    Obrigada,
    Joana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana:)
    Que me lembre não, mas quando tiver um tempinho dou uma vista de olhos, posso nao estar recordada :)

    ResponderEliminar