domingo, 12 de fevereiro de 2012

[À Lareira Com] - Inês Azevedo: Iquantascores e Boutique

Boa tarde Tertulianas(os) e Bom Domingo. Como está a ser esse fim-de-semana? Bem, por aqui está bastante frio e o que me sabe mesmo bem é estar junto à lareira quentinha. Para vos fazer companhia nesta tarde fria de Domingo trago-vos mais uma conversa. Desta vez a nossa convidada é a Inês Azevedo. Querem conhecê-la?
  
 
À Lareira Com... Inês Azevedo

Inês Azevedo, 22 anos, é estudante de Psicologia em Lisboa e é a criadora das peças de duas marcas também por ela criadas: A Iquantascores e a Boutique.

Inês tens dois projectos aos quais te dedicas diária e afincadamente: Iquantascores e Boutique. O iquantascores é mais antigo que o Boutique. Foi o teu primeiro grande projecto?

Porta-Livros
Sim, começou por ser apenas um hobbie que mantinha enquanto estudava. Nessa altura, as vendas restringiam-se apenas à esfera dos amigos, conhecidos dos amigos, pouco mais… Em pouco tempo, ao verificar a aceitação e incentivo por parte das pessoas à minha volta, decidi encarar o iquantascores como um projecto com potencial para desenvolver.
Em 2007 iniciei o blog e estreei-me na venda ao público, em mercados de artesanato.

Porta-Moedas

Diz-nos, qual o conceito por detrás deste projecto?

O propósito da marca é oferecer exclusividade a cada cliente, através de peças únicas com um estilo definido. A produção das peças é artesanal e com especial atenção aos pormenores que caracterizam a marca. Procuro sempre que as peças tenham bons acabamentos e materiais de qualidade.


Qual é a sensação quando vês as tuas criações a uso pelas tuas clientes?
Mini necessaire


Não sei descrever… mas é óptimo! Fico sempre muito contente quando vejo um artigo iquantascores nas mãos de alguém que não conheço… É uma espécie de reencontro. Vai sempre um bocadinho de nós naquilo que criamos!





Agenda Patchwork
Em 2011 tornaste a iquantascores uma marca registada. Como se processou e qual a importância desse passo para o futuro e o sucesso do projecto?

É um aspecto importante, na medida em que nos confere uma certa protecção enquanto marca e também alguma credibilidade, não somos apenas mais um nome passageiro, chegamos para ficar. Creio que este foi apenas mais um passo importante, para um longo caminho ainda a percorrer…

Mais recentemente criaste a Boutique. Queres-nos falar um bocadinho sobre este novo passo nesta carreira Handmade?

A Boutique surgiu em complemento do iquantascores. Tinha uma certa vontade de criar também peças de bijuteria, mas não queria “perder o rumo” do iquantascores, sobrecarregando a marca com mais uma gama de produtos.

 

Qual o conceito por detrás destas tuas peças?

As peças da Boutique pretendem alinhar no estilo iquantascores, sempre feminino, romântico, distinto… Através da utilização dos tecidos é possível manter este registo, desta vez adaptado às peças de bijuteria.

Onde vais buscar inspiração para as tuas peças, em ambos os projectos?

A inspiração vem de tudo. Acho que a inspiração, a criatividade, o “germinar” de ideias não se pode desligar como se existisse um botão. Em todas as actividades do dia-a-dia, há sempre em background um pensamento criativo e as ideias vão surgindo nos mais variados contextos…

Cada peça é única. Como é que isso torna ainda mais especial o teu trabalho?

Pessoalmente, valorizo muito a exclusividade. Sei que existem tendências, épocas para determinados estilos de moda, etc, mas acredito que dentro dessa direcção se podem adoptar diferentes interpretações sem necessidade de andarmos todos iguais. É isso que tento proporcionar, evitando o desconforto de encontrar uma peça igual à nossa. Se todas somos diferentes, então todas merecemos malas diferentes e adequadas a cada personalidade!



Qual o feedback que recebes do publico em geral e como é que isso te faz melhorar o teu trabalho?

A grande maioria das pessoas é sempre muito querida comigo. Adoro quando enviam e-mails a dizer que gostaram ainda mais da peça ao vivo, ou quando enviam fotos a usa-las… É sempre um incentivo muito motivador para continuar a aplicar-me no meu trabalho.
É também a partir das sugestões que recebo, que vou criando novas peças de acordo com aquilo que as pessoas procuram.

Que ambições tens para o futuro destas tuas criações?

Gostaria de conseguir aumentar a produção, ter mais tempo para criar e para desenvolver as ideias e planos que tenho em mente. Há várias outras tarefas que me ocupam bastante tempo – emails, envio de encomendas, actualizar loja online, gestão de stocks e materiais, etc…
Em breve, gostaria de conseguir ter um espaço aberto ao público para permitir um contacto mais personalizado e que as clientes tivessem contacto com as peças antes de as adquirirem.

Para finalizar, o que podes dizer às nossas leitoras como incentivo ou como um lema?

Acreditar nos nossos sonhos e lutar até os conseguirmos alcançar :) Desistir, nunca.

Obrigada Inês Azevedo.

1 comentário: