segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[Novidades] - ASA: Outubro 2013


Disponível a 22 de Outubro!

No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.

A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.

Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.
Disponível a 15 de Outubro!
Após o fim traumático de uma relação amorosa, Josh Michaels decidiu isolar-se do mundo. Tudo corria como planeado até ao dia em que um vizinho abandona uma cadela à sua porta. O momento não podia ser pior. Josh está deprimido e nunca antes teve animais de estimação mas há algo de que tem absoluta certeza: nunca será cruel para com um ser vivo.

Ainda que inexperiente, está disposto a dar o seu melhor para que a meiga Lucy se sinta protegida. Mas nada o podia preparar para o facto de Lucy estar grávida e, pior, prestes a dar à luz. Em pânico, pede ajuda ao abrigo de animais local. É aí que conhece Kerri, uma aguerrida defensora dos animais que o vai ajudar a cuidar de Lucy e a preparar os cachorrinhos para adoção. E não só… A relação entre ambos rapidamente se intensifica e dá a Josh a esperança que ele pensava perdida para sempre. Sem mãos a medir perante tantas mudanças, Josh fica surpreendido consigo mesmo ao aperceber-se do quanto ama a sua nova vida. Mas todas as relações precisam de entrega e dedicação totais. Contra todas as expectativas, Josh construiu um lar… mas terá aberto verdadeiramente o seu coração?

Uma lição de vida. Um romance inesquecível sobre lealdade, generosidade, o poder redentor do amor… e a ternura que o olhar de um cachorrinho inspira até no mais insensível dos corações.


Disponível a 29 de Outubro!
Tommy e Tuppence encontram-se por acaso numa rua de Londres. Tommy é discreto, Tuppence é exuberante. Juntos, formam o par perfeito para combater o crime. Pelo menos, é o que pensam quando se unem numa parceria a que chamam "Jovens Aventureiros Lda". Eles dizem-se "dispostos a tudo" mas quando os seus sonhos de aventura se realizam com muita rapidez e ainda mais perigo, serão obrigados a questionar os seus próprios limites… e não só.

O inimigo secreto (The secret adversary) foi originalmente publicado em 1922 na Grã-Bretanha, tendo sido editado no mesmo ano nos Estados Unidos. Foi adaptado para televisão em 1928 (a primeira adaptação de um romance da autora) e em 1983.

domingo, 29 de setembro de 2013

[Trivial Literário] - TL1: Ronda 16 (dados)






Boa Noite.
Estamos na recta final deste primeiro trivial literário, e temos algumas meninas na corrida pela vitória. Aqui fica a ronda de dados...desta vez com vídeo do sorteio de dados para, se quiserem, comprovarem como decorreu.

Meninas com todos os queijinhos, não se esqueçam que a vossa meta agora é regressar à casa central para, aí, responderem à última pergunta.

Têm até amanhã ás 20h para responder ao formulário.


Link para download do vídeo: http://we.tl/rjx0WoxD5w


sábado, 28 de setembro de 2013

[Opinião] - Saga "Ladies in Waiting" de Emma Wildes



"Um mestiço com uma filha ilegitima e uma bonita debutante, a favorita do ton? Jonathan quase soltou uma gargalhada, mas impediu-se de o fazer. Era estranho, ela parecia sincera. Por outro lado, talvez tivesse cego devido á forma graciosa e tentadora de Cecily e àqueles olhos topázio. Para começar, aquela susceptibilidade era o que o colocara numa situação tão delicada."










 Já ouço falar de Emma Wildes há bastante tempo, e até já me tinham aconselhado a sua leitura razão pela qual tinha na estante os dois livros, da saga "Ladies in Wainting" , publicados pela Planeta.
Decidi então pegar neles aquando a 36ª Maratona Literária (que por sinal a minha equipa ganhou) e lê-los de seguida.

"Sussurros Ousados" é o primeiro volume. Aqui conhecemos Lady Cecily, uma jovem que começa a sentir a pressão da família e da sociedade para casar, no entanto, aquele se ela percebe como seu pretendente é o grande amor da sua irmã.
O que mais gostei nesta personagem, e que difere esta leitura de algumas do mesmo género, é que apesar de ser virgem como uma mulher solteira deve ser, não é uma mulher fútil, desinteressada e que obdece às regras apenas porque é assim que deve ser. Consegue, a determinada altura, ser realmente obstinada e ousada, sem ser por pura luxúria mas sim por amor.

Como personagem principal masculina temos Jonathan Bourne, o Conde Selvagem. Filho bastardo do falecido Conde de Augustine, e tendo vivido toda a sua vida na américa com a família da sua mãe, este é o homem mais falado da sociedade e do ton, para quem as regras que regem toda a aquela sociedade são desprovidas de sentido. É um homem que faz o que quer, desobedecendo às regras sem qualquer problema com isso, o que acaba por fazer com que seja secretamente amado, e publicamente criticado.
Foi uma personagem que gostei desde inicio, e que fui gostando ainda mais ao longo de todo o livro. É um selvagem apaixonante. O que mais me cativou foi a relação que este tem com a sua filha. E que mais uma vez é um ponto forte deste livro, quando comparado com outros -  o novo Conde de Augustine tem uma filha de uma relação que nunca oficializou, e é fascinante o modo como ele ama a menina, como nunca a descura. Aqui, o tema da parentalidade que tanto é abordado nos livros que se referem a esta época, especialmente rno que diz respeito aos filhos bastardos, é visto segundo um filho bastardo que não quer que a filha sinta o que estas crianças geralmente sentem... porque a pequena não tem culpa das escolhas dele, e porque ele sempre foi aceite pelo pai, gostava do pai, e viu assim nele um modelo a seguir enquanto pai.

Como todos vocês já devem saber, eu sou fã de livros que retratem a época e a sociedade em questão, e portanto não me vou alongar pois gostei imenso.
É importante ainda referir que o livro não se centra só no casal principal, pelo que vamos conhecendo diversas personagens que têm um papel preponderante durante a leitura. E especialmente para passarmos depois à leitura do segundo volume - "Traída pelo Destino". 

Aconselho, um muito bom começo com esta autora.







"Perguntara ao médico se ainda podiam fazer amor e este aconselhara cuidado se ela tivesse quaisquer sintomas invulgares, mas, de resto, indicou ainda ser seguro e disse que algumas mulheres eram mais ardentes (...).
De alguma forma, sempre imaginara que, quando voltasse a apaixonar-se, seria por alguém como Rene Fortescue. Elegante e cortês, com um ar perigoso e a capacidade de seduzir jovens donzelas indefesas. 
(...)
Só que James era a antítese desse homem."









Esta foi a segunda leitura da maratona, primeira do mês de Setembro. Tendo lido antes o primeiro volume, vinha com algumas expectativas, e não gostei tanto como o primeiro. mas foi uma leitura agradável.

Este livro centra-se especialmente em Lilian Bourne, irmã do Conde de Augustine, que após um escândalo com contornos misteriosos viu a sua oportunidade de casar quase arruinada. Com a ajuda das pessoas certas, Lillian vê-se cada vez mais perto de poder ter o casamento que a sociedade tanto pressiona para que as mulheres da sua condição social tenham.
E quem é o pretendente? Lorde Damien Northfield, ex-espião, vê-se envolvido numa misteriosa missão, que o vai levar a investigar algumas das pessoas influentes da sociedade, acabando por desvendar o mistério do escândalo da jovem Lillian, e apaixonar-se por ela.

Admito que este casal não me prendeu minimamente, achei até mesmo enfadonho. Gostei muito mais, bastante até, do casal James, primo do Conde de Augustine, e Rebecca, uma mulher de 35 anos, bastarda, que nunca pensou em ter uma relação realmente séria, até se apaixonar por aquele jovem. Esta relação é apaixonada, ousada e irreverente, e é fácil apaixonarmo-nos por estes personagens, e torcermos para que fiquem juntos, mesmo sendo tão diferentes entre si.

Um dos pontos fortes desta leitura é o mistério, os homicídios e a chantagem que nos fazem dar voltas à cabeça sobre o que poderá estar por detrás dos crimes...chegando por fim a uma descoberta quase imprevisível.

Para quem leu o primeiro...vai certamente querer ler este.

Em Suma: Foi uma boa estreia com uma autora que desconhecia. A sociedade descrita fascina-me, adoro este género de leitura, e foi bastante agradável pegar nestes dois livros. A escrita da autora é fluida e fácil de nos integrarmos na história, de nos apaixonarmos pelos personagens.  As diferenças referidas nos comentários acima são realmente os pontos mais fortes que encontrei, e que me fazem querer, sem dúvida, ler o próximo - e quem sabe os outros livros de Emma Wildes.
Mais uma boa aposta da editora.

Próximo Título - disponível em Outubro



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

[Opinião] - "Uma Noite de amor" de Mary Balogh



" Era doloroso imaginar outro homem a desfrutar de Lily. Não que isso a tornasse menos desejável - já pensara nisso na noite anterior e rejeitara o pensamento -, mas porque ela era toda inocência, luz e bondade, e alguém a tomara como escrava e, com a sua luxuria, carregara o corpor dela de trevas e amargura. E talvez a tivesse magoado para sempre.
E como poderia ele saber? Talvez nem sequer ela tivesse consciência disso. Talvez a sua tranquila aceitação em relação ao que sucedera, e sua explicação sensivel de ter sido durante uma guerra, não passasse apenas de um pequeno curativo a tapar uma ferida larga e profunda."





Há vários meses que andava curiosa com Mary Balogh - várias bloggers e amigas me diziam que tinha que ler, que ia gostar e que é muito bom - pelo que assim que consegui arranjei o primeiro livro desta autora, publicado pela ASA: Uma Noite de Amor.

Depois de algum tempo na estante à espera de vez para ser lido, peguei nele no final da maratona literária e foi uma agradável surpresa. Mesmo sendo elevadas as expectativas este livro não desiludiu.

Neste livro, Mary Balogh apresenta-nos Neville Wyatt,  conde de Kilbourne e com um passado militar, pertence à aristocracia inglesa. Após quase morrer na guerra, na península ibérica, Nev regressa a casa tentanto esquecer tudo o que perdeu naqueles dias, e disposto a aceitar o que lhe estava, desde novo, previsto: casar com Lauren, sua prima e do seu estrato social. O que Neville não sabia era que, afinal, não tinha perdido tudo o que lhe era querido, e quando Lily, a sua mulher, entra na nave da igreja, tudo aquilo que Neville se prepava para seguir na vida, deixa de fazer sentido.

Lily, filha de um sargento, habituada a viver entre homens no meio da guerra, vê-lhe ser retirado tudo o que lhe resta, quando durante a guerra é atingida numa emboscada. Determinada a sobreviver e a voltar para o único homem que amou, a jovem percorre a peninsula ibérica, até chegar a Inglaterra, e correr para os braços do seu esposo - quando descobre que este se vai casar.

Claro que percebemos logo que estes personagens vão ficar juntos no final. Não deixa de ser no entanto um livro cativante e envolvente. As diferenças entre Neville e Lily são demasiadas, mas o amor que continua a uni-los é demasiado forte, e é nas diferenças de Lily que Nev encontra aquilo que mais o cativou em Portugal. A vontade de ambos em mostrarem ao outro que aquilo que os uniu no matrimónio que pensavam ter sido legitimo, na guerra, leva-os a mudar a sua vida, e a lutarem por aquilo que sabem ser o verdadeiro amor.

Uma linguagem fluida, que facilita com que nos envolvamos ainda mais na leitura, leva-nos por paisagens belissimas e cenários de guerra passados em Portugal. As personagens são bem construidas, e são interessantes, não apenas os personagens principais. Os passados desses personagens complementam o enredo de forma bastante coerente, dando corpo a toda a narrativa.
Para além de ser uma estória de amor, de aceitação e de perdão, esta envolve ainda algum mistério, que apenas no final do livro nos é desvendado, fazendo com que não queiramos largar a leitura até à última página.

Uma autora a seguir, sem dúvida. Uma leitura que, no fim, nos deixa aquele a sentir saudades, nos deixa a querer mais daqueles locais e daquelas pessoas.
Aconselho. Um romance de época que me arrebatou.

[Novidade] - 1001 Mundos: "Os Adivinhos" de Libba Bray



Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 580
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892324692
 
 
Disponível a 5 de Novembro
 
 
 
 
Sinopse:
 
Evie O'Neill foi exilada da sua monótona e pacata cidade natal e enviada para as agitadas ruas de Nova Iorque - e fica radiante! Nova Iorque é a cidade dos bares clandestinos, das compras e dos cinemas! Pouco depois, Evie começa a andar com as glamorosas «Ziegfield Girls» e com atraentes carteiristas. O único problema é que Evie tem de viver com o seu tio Will, curador do Museu Americano de Folclore, Superstição e Ocultismo - também conhecido como «O Museu dos Arrepios», homem com uma pouso saudável obsessão pelo oculto.

Evie receia que ele descubra o seu segredo mais sombrio: um poder sobrenatural que até ao momento só lhe causou problemas. Porém, quando a polícia encontra uma rapariga morta que tem um estranho símbolo gravado na testa e Will é chamado ao local, Evie percebe que o seu dom pode ajudar a apanhar o assassino em série.

Quando Evie mergulha de cabeça numa dança com um assassino, outras histórias se desenrolam na cidade que nunca dorme. Um jovem chamado Memphis é apanhado entre dois mundos. Uma corista chamada Theta anda a fugir do seu passado. Um estudante chamado Jericho esconde um segredo chocante. E sem que ninguém saiba, algo sombrio e maligno despertou.

[Novidades] - Quinta Essência: Outubro 2013


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 364
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260858
 
Disponível a 8 de outubro
 
 
 
 
 
 
 
Sinopse:
Num deserto gelado mergulhado na escuridão, as linhas entre o bem e o mal, amante e inimigo, nunca são pretas ou brancas, mas desenhadas em tons de meia-noite. Algo inumano surgiu nos confins gelados do Alasca, deixando uma carnificina indizível na sua esteira. Para a piloto Alexandra Maguire, os assassínios trazem recordações de um evento horrível que ela testemunhou em criança e evocam uma inexplicável sensação de alteridade que há muito tempo sentia dentro de si mesma, mas nunca compreendera totalmente… até que um desconhecido sedutor e sombrio com os seus próprios segredos entra no seu mundo. Enviado de Boston para investigar os selvagens ataques e parar a matança, o vampiro guerreiro Kade tem os seus próprios motivos para regressar ao frio e proibitivo local do seu nascimento. Assombrado por uma vergonha secreta, Kade logo percebe a verdade surpreendente da ameaça que enfrenta, uma ameaça que porá em perigo a frágil união que formou com a corajosa e determinada jovem que desperta em si as paixões mais profundas e os anseios mais primários. Porém, ao trazer Alex para o seu mundo de sangue e trevas, Kade deverá enfrentar os seus demónios pessoais e o mal ainda maior que pode destruir tudo o que ele mais ama.



Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 292
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260834
 
 
Disponível a 8 de Outubro 





Sinopse:

Um fim de semana proibido anos atrás, Helene Delornay viu-se presa a um desconhecido. Ousado, viril e exímio nas artes eróticas, Philip Ross abriu os olhos de Helene para um mundo de prazer sexual que ela nunca julgou existir. Agora, proprietária da casa de prazer mais exclusiva de Londres, Helene não esqueceu a felicidade carnal que dividiu com Philip — e nunca encontrou um outro homem que pudesse satisfazer os desejos insaciáveis que ele despertou nela... Quando Philip volta a entrar de repente na vida de Helene, a atração física que partilham é demasiado forte para que qualquer um deles a possa negar. Agora, enquanto exploram as suas fantasias e as levam para além do limite, Helene descobre que os seus sentimentos por Philip são muito mais intensos do que julgara...

[Novidade]- Albatroz: "Palavras de Salomão" de Dr.Eric Pearl e Frederick Ponzlov


Título: Palavras de Salomão
Autores: Dr. Eric Pearl e Frederick Ponzlov
Págs.: 216
Capa: mole com badanas
PVP: 14,40 €


Disponivel a 4 de Outubro




Sobre o Livro:

O que levou inúmeros médicos famosos, físicos quânticos e investigadores, um pouco por todo o mundo, a interessarem-se pelas sessões individuais do Dr. Eric Pearl com um certo paciente? Estamos na presença de que fenómeno?
No seu bestseller internacional, A Reconexão, Cure os Outros, Cure-se a Si Próprio, o Dr. Pearl ajuda-nos a aceder e tirar proveito de um espetro alargado de energia, luz e informação, até então inacessível. Ao fazê-lo,permitiu-nos transcender completamente as complexas “técnicas” das curas energéticas, proporcionando autênticos milagres de cura e profundas transformações de vidas. Desde então, o mundo tem aguardado ansiosamente por um segundo livro do autor. O Dr. Pearl sempre disse que apenas o escreveria se tivesse algo mais a acrescentar. Atualmente, e em colaboração com Frederick Ponzlov, o Dr. Pearl tem realmente algo novo a dizer. Prepare-se porque poderá ter de reconsiderar tudo o que leu até hoje sobre a cura, a consciência e a nossa existência numa realidade a quatro dimensões, aqui na Terra.
Guiado pelo espírito de Salomão, uma inteligência extradimensional que fala através de Frederick, aceda em primeira mão aos ensinamentos que revolucionaram o mundo. Pode agora conhecê-los e aplicá-los à sua vida, desfrutando do imenso poder que existe dentro de si! Palavra de Salomão.
 
Sobre os autores:
Dr. Eric Pearl: Abdicou de uma das clínicas de quiropraxia de maior sucesso em Los Angeles quando começaram a ser testemunhadas curas milagrosas. Hoje em dia é uma autoridade e um reconhecido visionário de um novo  nível de cura e evolução no planeta, dedicando-se à missão de espalhar  a luz e informação do processo de Cura Reconectiva, através das muitas  palestras e seminários sobre A Reconexão. O Dr. Pearl tem participado  em inúmeros programas de televisão nos Estados Unidos e em todo o  mundo. Foi também convidado a apresentar o seu trabalho nas Nações  Unidas e encheu a lotação de Madison Square Garden. Muitos artigos  têm sido escritos sobre os seus seminários por vários órgãos da  imprensa, tais como o New York Times.
Frederick Ponzlov: É um argumentista de sucesso, professor de teatro e ator premiado. Licenciado pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee, estudou artes dramáticas na Neighbourhood Playhouse em Nova Iorque e desenvolveu a sua carreira em Los Angeles, onde escreveu guiões, como o vencedor de um BAFTA,  A Morte Soube-nos Tão Bem, com Naomi Watts, Christopher Walken, Brenda Blethyn e Alfred Molina. Frederick é professor de teatro há trinta anos em Long Island Beach, na Califórnia, onde vive  atualmente. A entidade Salomão tem-no acompanhado ao  longo da maior parte da sua vida, e após muitos anos de silêncio, este  livro marca a sua estreia ao público.

 


[Passatempo] - "NYPD Red" de James Patterson


O Tertúlias, em colaboração com a Topseller, tem para oferecer  um exemplar do livro "NYPD Red" de James Patterson.
 
 
Para terem a hipótese de ganhar este livro basta responderem acertadamente às questões abaixo, e claro, seguir as regras.Podem participar até ás 23h59 de dia 30 de Setembro.  

Se quiserem, partilhem o passatempo, e recebam uma entrada extra no passatempo. (colocar o link do passatempo no vosso facebook, como público, e colocar o link dessa publicação no campo "partilha" do formulário - sou eu que adiciono a entrada extra após confirmar a partilha)

As respostas podem ser encontradas aqui.



Regras:
1) O passatempo decorrerá até às 23h59 do dia 30 de Setembro
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido ou contenha respostas incorrectas é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue ou seguidor via facebook
4) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através do Random.
5) O vencedor será publicado no blogue e será contactado por email.
6) É aceite uma participação por pessoa/email e residentes em Portugal (continental e ilhas)
7) Nem eu nem as editoras nos responsabilizamos por extravios nos ctt


[Novidades] - Assírio & Alvim: Almeida Faria e Maria Gabriela Llansol


Título: Cortes
Autor: Almeida Faria

Prefácio: Manuel Gusmão
N.º de Páginas: 224
PVP: 13,90 €

Cortes, de Almeida Faria, regressa no dia 4 às livrarias
Nova edição profundamente revista pelo autor e com prefácio de Manuel Gusmão

Sábado de aleluia, abril de mil novecentos e setenta e quatro, pouco antes do dia que mudará Portugal. Saído de casa em conflito com a ordem patriarcal, João Carlos, o protagonista, parte para Lisboa ao encontro da namorada. Arminda, a irmã, imagina amores subversivos. André, o irmão mais velho, agarra-se aos valores do passado. Os mais novos, Jó e Tiago, socorrem-se da fantasia para escaparem aos seus pesadelos, medos e pressentimentos. A mãe lamenta o crescente afastamento do marido e dos cinco filhos, a decadência da casa, a sua própria decadência física. Duas criadas e um velho servo submetem-se ou revoltam-se contra o meio semifeudal em que vivem. Ao longo das vinte e quatro horas deste segundo painel da chamada Tetralogia Lusitana, sonhos e premonições anunciam cortes profundos no mundo das suas personagens.
O lançamento deste livro decorrerá no dia 10 de outubro, quinta-feira, na Fnac Chiado, com apresentação a cargo de Pedro Mexia.

Sobre o autor:
Nasceu em 1943. Aos dezanove anos publicou o seu primeiro e premiado romance, Rumor Branco. Além de romancista, é autor de ensaios, contos, teatro. Mais recentemente publicou, a partir de um
conto seu, o libreto para a cantata de Luís Tinoco Os Passeios do Sonhador Solitário; e O Murmúrio do Mundo, relato ensaístico de uma viagem à Índia.
Os seus romances receberam diversos prémios, estão traduzidos em muitas línguas, são estudados nos mais variados países e sobre eles há livros e teses universitárias. Fez numerosas conferências em universidades europeias, norte-americanas e brasileiras e tem artigos publicados em português, espanhol, francês, italiano, neerlandês, alemão, dinamarquês e sueco. Ao conjunto da sua obra foi atribuído o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora, o Prémio Universidade de Coimbra e, agora, o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012.


Título: Numerosas Linhas — Livro de Horas III
Autor: Maria Gabriela Llansol

Prefácio: João Barrento e
Maria Etelvina Santos
N.º de Páginas: 336
PVP: 17,70 €

Numerosas Linhas, de Maria Gabriela Llansol
O terceiro volume do Livro de Horas chega às livrarias a 4 de outubro

Nas palavras de João Barrento, «Os Livros de Horas que continuamos a editar a partir dos cadernos manuscritos do espólio de Maria Gabriela Llansol, representam a concretização de um projeto que nasceu das nossas últimas conversas com a escritora, entre finais de 2007 e início de 2008. Foi nessa altura que Llansol nos deu a conhecer um primeiro núcleo de setenta cadernos de escrita (a que se acrescentariam mais seis, descobertos mais tarde), por ela própria numerados a partir de 1974, manifestando então o desejo de começar a transcrever deles, por ordem cronológica, os textos diarísticos que iriam integrar o livro que se seguiria a Os Cantores de Leitura (Assírio & Alvim, 2007), e a que daria o título genérico de Livro de Horas. Este título reflete, assim, uma das últimas vontades de Maria Gabriela Llansol.»
Sobre Maria Gabriela Llansol fala-nos ainda Eduardo Lourenço, dizendo que «Ela, efetivamente, fez do texto um objeto cénico da sua própria visão, da matéria, em última análise, do universo. […] É uma descrição do mundo extraordinariamente visceral, e ao mesmo tempo virtual e imaginária, como não há outra na literatura portuguesa.»
O lançamento deste livro será feito durante as Quintas Jornadas Llansolianas de Sintra, que decorrerão de 12 a 13 de outubro no Palácio Valenças, em Sintra.

Sobre a autora:
Nasceu em Lisboa em 1931. É um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa
contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol faz estilhaçar as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio e memórias.
Faleceu em Sintra, a 3 de março de 2008

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[Novidade] - Porto Editora: "Um Comércio Respeitável" de Philippa Gregory

 
Título: Um Comércio Respeitável
Autor:
Philippa Gregory
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Págs.: 472
Capa: mole com badanas
PVP: 17,70 €

Philippa Gregory é uma autora de romance histórico respeitada internacionalmente. Com Um Comércio Respeitável, a publicar a 4 de outubro, e que, segundo o The Times, é «um livro fascinante», entra para o catálogo da Porto Editora uma autora de topo (Daily Mail) no que concerne a esse género.

Este romance, que inclusivamente já foi adaptado à televisão, não aborda o Período Tudor, como outras obras de Philippa Gregory, mas sim as consequências devastadoras do comércio de escravos em África, no século XVIII.

Sinopse:
1787. Bristol é uma cidade em franco crescimento, uma cidade onde o poder atrai os que estão dispostos a correr riscos. Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, decide arriscar tudo para fazer parte da comunidade que detém o poder na cidade. No entanto, para isso, Cole vai precisar de capital e de uma esposa bem relacionada que lhe abra as portas necessárias.
Casar com Frances Scott é uma solução conveniente para ambas as partes. Ao trocar as suas relações sociais pela proteção de Cole, Frances descobre que a sua vida e riqueza dependem do comércio respeitável do açúcar, rum e escravos.
Entretanto, Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado nos padrões ocidentais por Frances, por quem, inexoravelmente, se irá apaixonar.
Em Um Comércio Respeitável, Philippa Gregory oferece-nos um retrato vívido e impressionante de uma época complexa onde impera a ganância e a crueldade que devastaram todo um continente.

Sobre a autora:
Philippa Gregory já era uma escritora aclamada quando se interessou pelo Período Tudor. Este foi o passo que catapultou a sua carreira literária, sendo hoje uma das autoras de romance histórico mais lidas em todo o mundo.
Atualmente vive com a família numa quinta, no Yorkshire, e dedica-se, além da escrita, à investigação histórica. É fundadora da organização «Gardens for Gambia» responsável pela construção de cerca de 200 escolas primárias naquele país. Um dos projetos desta organização é a criação de hortas nas escolas a fim de providenciar a alimentação e desenvolvimento das comunidades.
Mais informações: www.philippagregory.com

[Trivial Literário] - TL1: Resultados ronda 15






E terminada a ronda 15, aqui fica como estamos de queijinhos

E temos 3 meninas prontas para o "sprint" final até à casa central para responder à pergunta final :)
Como será a próxima ronda? - essa terá video para que não aja qualquer dúvida da veracidade do sorteio dos dados e portanto pode demorar o pouco a sair.

Curiosas?









[Cantinho da Semana] - Tales Without Name




Hoje venho dar-vos a conhecer o Tales Without Name, da Maria Miranda.

Este cantinho nasceu a 27 de Setembro de 2012, o que significa que faz 1 aninho depois de amanhã =D
"Parece que foi ontem!"

A razão que levou a Maria a criar este seu blog é semelhante à de muitos dos bloggers que já aqui passaram: partilhar a sua opinião e aquilo que gosta. Mas tem, claro, todo o seu cunho pessoal.

"Eu de há uns anos para cá tenho vindo cada vez mais a interessar-me pela leitura, talvez por instinto, por curiosidade e também porque cresci numa casa cheia de livros, claro que todos temos gostos diferentes, e quando eu descobri aquilo que gostava de ler nunca mais parei! Depois como sou uma pessoa que gosto de dar a minha opinião sobre tudo, pensei, 'porquê não criar um blog? Assim posso dizer ao mundo aquilo que eu acho que é bom, partilhar aquilo de que gosto com outras pessoas e descobrir quem é que gosta do que eu gosto!' "

O nome foi uma das dúvidas que surgiram logo ao inicio:
"Bem, quando eu criei o blog  não sabia muito bem que nome lhe deveria dar... Falei com uma amiga, que por acaso também é uma grande fã de livros, e de repente veio-me à cabeça o nome 'Tales Without Name', um pouco de mistério, que eu gosto, e achei que estava perfeito, pergunte-lhe o que é que ela achava e foi aprovado!"



Para vos dizer o que é mais gratificante neste espacinho, nada melhor do que citar as palavras da sua autora:
"No inicio eu não sabia muito bem o que era ter um blog e se as pessoas iam ler aquilo que eu publicava, mas quando comecei a ver comentários e partilhas, e a ver o meu blog a crescer foi sem dúvida incrível! Uma coisa que também gostei muito foi as portas que o blog me abriu, conheci muitos outros blogs e isso tornou-me sem dúvida mais culta a nível literário. Tenho de admitir que foi um pouco estranho chegar à escola e vir alguém ter comigo e dizer 'Waw, vi o teu blog! Fiquei muito interessado naquele livro.' isso é sem dúvida uma sensação inexplicável!"
 
Deixo-vos ainda o link de uma participação minha lá no blog, numa rubrica que sei que muitos de vocês irão gostar. Ora vejam:http://taleswithoutname.blogspot.pt/2013/09/sera-1.html

[Novidades] - 20|20 editora: Setembro 2013


TOPSELLER:

Titulo: Cartas da Nossa Paixão
Autor: Karen Kingsbury
N. Páginas: 320
PVP: 17,99€


Sinopse:
Um romance belo e sofrido que prova que as histórias de amor merecem o milagre de uma segunda oportunidade. Ellie Tucker e Nolan Cook são mais do que amigos.
Apesar de terem apenas quinze anos, ele repete-lhe constantemente que ela nunca irá encontrar alguém que a ame tanto. Mas uma tragédia familiar obriga Ellie partir subitamente. Na véspera desse dia triste, ela e Nolan sentam-se sob o velho carvalho do parque onde partilharam tantos momentos felizes e escrevem uma carta um ao outro, que enterram numa caixa de metal enferrujado. Combinam regressar exatamente onze anos depois, e lerem em conjunto as duas cartas. Passaram os anos e os dois nunca mais se encontraram. Ellie tem hoje vinte e seis anos e é mãe solteira, lutando diariamente para sustentar a sua filha. Nolan conseguiu realizar o sonho de se tornar jogador de basquetebol e é uma famosa estrela da NBA. Mas desde o dia em que o pai sucumbiu a um ataque cardíaco, Nolan sofre com a solidão. Afogado num oceano de dor, pensa frequentemente em Ellie, a paixão da adolescência que nunca esqueceu, e na inocência da infância que partilharam. À medida que se aproxima a data, Ellie e Nolan sonham com o reencontro sob o velho carvalho. Mas será que, onze anos depois, ainda há alguma hipótese de serem felizes?


Sobre o Autor:
Karen Kingsbury, autora bestseller do New York Times e do USA Today, é uma das escritoras preferidas do público americano.
Com mais de 50 romances escritos, e vencedora de inúmeros de prémios, já vendeu mais de 20 milhões de exemplares, atingindo consecutivamente o n.º 1 de vendas dos tops americanos.
A sua escrita, caracterizada como comovente e inspiradora, vale-lhe regularmente convites das grandes estações de televisão americanas, aparecendo em programas como Today Show, Fox News, USA Today, entre tantos outros.
Enquanto oradora, Karen participa regularmente em eventos, falando com mais de 100 000 mulheres todos os anos.


VOGAIS:

Titulo: Cancro: Conhecer, Confortar, Vencer
Autor: Salvador Macip
N. Páginas: 256
PVP: 14,99€

Sinopse:
Em Cancro: Conhecer, Confortar, Vencer, o Dr. Salvador Macip, médico oncologista e um dos investigadores e divulgadores científicos espanhóis mais reconhecidos, responde a estas questões e a muitas outras, explicando, de forma acessível e compreensível, todos os segredos desta doença.
Neste livro encontrará informação fundamental e útil, desde as origens do cancro até aos métodos de prevenção mais eficazes, passando pelos tratamentos de ponta e os desenvolvimentos científicos que resultarão brevemente em novas terapias, mais eficazes do que as atuais. Imprescindível para quem pretende compreender o cancro e conhecer os caminhos mais eficazes para a cura.
Um livro claro, rigoroso e sem preconceitos que esclarece tudo sobre a doença tabu dos nossos dias.

Sabia que...
• 50% dos cancros se curam?
• Nos últimos 40 anos a sobrevivência ao cancro duplicou?
• Os cancros da mama, cólon, estômago e próstata são os mais frequentes?
• O tabaco e a obesidade são as principais causas de doenças oncológicas?

BOOKSMILE:


Sou Menina: As Memórias dos Primeiros Três Anos e Sou Menino: As Memórias dosPrimeiros Três Anos (10,99€) são dois bonitos e completos álbuns, perfeitos para os pais poderem guardar as memórias mais valiosas dos seus pequenos tesouros: o nascimento, a escolha do nome, as primeiras fotografias, passos e sorrisos, o dia-a-dia com o bebé, as suas brincadeiras e as suas gracinhas.

 Sem dúvida que os primeiros anos de vida do nosso bebé são muito especiais e, se os preservarmos, um dia mais tarde vamos ter o prazer de revivê-los com os nossos filhos, e essa será a melhor prenda que lhes poderemos dar.

Dois álbuns perfeitos para guardar as memórias dos seus filhos, e uma prenda ideal para oferecer aos amigos que vão viver esse momento tão especial que é o nascimento de um bebé.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ontem Foi Assim...#10






Alguns de vocês devem ter visto através da página de facebook aqui do tertúlias  que eu ia fazer uma sessão fotográfica com dois conhecidos meus.

Pois é, essa mesma sessão realizou-se no Sábado, 7 de Setembro, à tarde, no Parque das Nações em Lisboa.

"Mas tu és modelo?" perguntam vocês... não, longe de mim ser modelo ou pensar que sou lol Apenas gosto de fotografia e aceitei realizar esta sessão com estes dois amigos.
Foi uma experiencia nova e bastante interessante tendo em conta que nada disto faz parte de mim, do meu eu e do meu mundo, Foi ainda mais interessante pelo facto de estar a ser fotografada por duas pessoas, o que foi um desafio bastante grande.

O resultado final agradou-me bastante, e é giro perceber que diferentes fotografos têm diferentes métodos de trabalho, tanto no momento da sessão, como depois na edição de fotografias e afins... porque fotografar não é apenas pegar numa máquina e disparar, e isso foi algo tão nitido nesta minha experiencia que foi realmente fascinante.

Se quiserem conhecer mais dos seus trabalhos aqui ficam as páginas dos fotografos:



Curiosos?
Aqui ficam algumas das fotos.






[Trivial Literário] - TL1: Ronda 15






Aqui temos a ronda 15, e desta vez temos muitos queijinhos para dar! Será que algumas das nossas meninas vão poder "correr" para a última pergunta?
A nossa Maria não responde à ronda de dados e, por isso, encontra-se de fora.

Têm até amanhã ás 20h para responder.
Boa Sorte



[Passatempo] - "A Bibliotecária" de Logan Belle


O Tertúlias, em colaboração com a Planeta, tem para oferecer  um exemplar do livro "A Bibliotecária" de Logan Belle.
 
 
Para terem a hipótese de ganhar este livro basta responderem acertadamente às questões abaixo, e claro, seguir as regras.Podem participar até ás 23h59 de dia 30 de Setembro.  

Se quiserem, partilhem o passatempo, e recebam uma entrada extra no passatempo. (colocar o link do passatempo no vosso facebook, como público, e colocar o link dessa publicação no campo "partilha" do formulário - sou eu que adiciono a entrada extra após confirmar a partilha)

As respostas podem ser encontradas aqui.



Regras:
1) O passatempo decorrerá até às 23h59 do dia 30 de Setembro
2) Qualquer participação que não possua algum dos dados correctamente preenchido ou contenha respostas incorrectas é automaticamente anulada.
3) OBRIGATÓRIO ser seguidor público do blogue ou seguidor via facebook
4) O vencedor será escolhido aleatoriamente, através do Random.
5) O vencedor será publicado no blogue e será contactado por email.
6) É aceite uma participação por pessoa/email e residentes em Portugal (continental e ilhas)
7) Nem eu nem as editoras nos responsabilizamos por extravios nos ctt



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

[Quem Sou Eu?] - Autor/a Mistério 12: Vencedor





E já temos vencedor no "Quem sou eu".  
Assim parabéns para ...Norma Gondar.


As pistas acumuladas foram: 


  • É uma autora
  • É estrangeira
  • Tem 3 livros editados em Português
  • Escreve romances históricos


E a autora mistério era....Elizabeth Hoyt


 
 A  vencedora irá receber um exemplar autografado pela autora, O prémio, especialmente cedido pela autora, será enviado por mim.





Obrigada a todos pela participação, e mantenham-se atentos, tenho mais prémios para vocês. Nos próximos dias teremos outro Quem sou eu.